Acadêmico do 10° período do Curso de Direito do Uni-ANHANGUERA é Aprovado no Mestrado em Direito e Políticas Públicas da UFG e em Congresso Internacional na USP.
O acadêmico do curso de Direito, Gustavo de Assis Souza, recentemente foi aprovado no Mestrado em Direito e Políticas Públicas da UFG em 4° lugar geral na Linha de pesquisa 1 “Regulação, Efetividade e Controle Constitucional das Políticas Públicas” e em 1° lugar no projeto institucional (sublinha) 1.3: “Políticas Públicas e Jurisdição Constitucional: controle de constitucionalidade e inclusão social”. Nosso acadêmico que também é Vice-presidente do Diretório Central do Estudantes, Ex-presidente e fundador do Centro Acadêmico Ulysses Guimarães e Diretor de Pesquisa da Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas e Sociais- LACIJUS destaca-se na pesquisa desde o 4° período quando apresentou seu primeiro artigo científico no VI Congresso Internacional de Constitucionalismo e Democracia, no ano de 2016, na Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Em 2017 também expôs trabalhos científicos no CONPEDI, em Brasília, e no II Congresso Internacional de Direito Público na Universidade de Coimbra em Portugal. Já em 2018 apresentou novamente trabalhos no XIII Simpósio Nacional de Direito Constitucional da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST), em Curitiba, bem como no V Congresso Internacional de Teoria das Instituições sob organização da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Este ano participou do CONPEDI, em Goiânia, também expondo suas pesquisas científicas. O acadêmico destaca que todas essas experiências foram de fundamental importância para seu êxito no processo seletivo do mestrado. Salienta ainda que
“Desde o primeiro período me interessei e envolvi bastante com iniciativas acadêmicas, como na representação estudantil dos alunos, organização de eventos, um pouco mais na frente também fui monitor. Já na pesquisa iniciei por influência de um amigo chamado Gabriel Pereira, acadêmico de direito da UFG e, também, o prof. Guilherme Martins da nossa IES que me acompanhou desde a primeira iniciação científica até o meu TCC. Eu acredito que iniciativas como a pesquisa e a educação são os instrumentos mais poderosos para transformação social e agora, no mestrado, pretendo contribuir ainda mais com a ciência no nosso país para que mais pessoas tenham a oportunidade que tive. Meu projeto de pesquisa no mestrado, a priori, buscará compreender e delinear apontamentos críticos do papel da Defensoria Pública na construção de políticas públicas para as minorias em nosso país”.
Nosso aluno também ressaltou a importância do apoio institucional concedido pelo nosso Reitor Prof. Joveny.
“Em muitos desses congresso que participei tive a felicidade de contar com o auxílio financeiro da IES por meio do prof. Joveny, sem o qual seria inviável minhas participações. E isso refletiu diretamente na minha construção enquanto acadêmico pesquisador, pois tive a oportunidade de conhecer grandes pesquisadores do direito e fazer muito networking. Sou muito grato a todos os professores da UNI que me auxiliaram nesse caminho, especialmente aos professores Renato Dering, Osvaldo Ferreira e Guilherme Martins, pois eles contribuíram diretamente na minha aprovação”.
Por fim, nosso acadêmico, mencionou que na próxima semana irá participar do IV Congresso Internacional de Direito Constitucional e Filosofia Política, na Universidade de São Paulo- USP para apresentar sua pesquisa acerca da população em situação de rua e o controle jurisdicional das políticas públicas para essa minoria.