Apresentação do NAV-EaD
Vinculado à Coordenadoria Geral de Ensino à Distância do Centro Universitário de Goiás e, de forma auxiliar à Supervisão da Área de Pesquisa Científica (SAPC) e à Coordenadoria de Pós-graduação EaD, o Núcleo de Acompanhamento e Validação de Trabalhos Acadêmicos tem por objetivo geral o acompanhamento e validação dos trabalhos acadêmicos, em especial aqueles vinculados às exigências curriculares para conclusão de curso, no âmbito dos cursos do ensino à distância do UNIGOIÁS.
O NAV-EaD, portanto, tem em seus pilares de estruturação a concreta efetivação de um processo de articulação do “domínio específico”, do “domínio prático” e do “domínio ético” com a formação identitária e subjetiva dos profissionais a serem formados.
De forma mais ampla, significa superar o modelo tradicional baseado na especialização estrita, rumo à uma formação aberta à articulação entre domínio específico (da teoria) e domínios mais amplos requeridos pela ação humana no mundo do trabalho. E esta ótica perpassa por fomentar e possibilitar o aprender a aprender “sozinho” e de “maneira solidária e cooperativa”. Enfim, de forma resumida significa, dentro da ótica do ensino superior regulado pelo estado, criar possibilidades de permitir ao estudante a possibilidade de intervir na escolha de trajetos de formação diversificados na “universidade”, em especial no cenário do ensino à distância.
Assim, considerando os objetivos e a justificativa ora exposta, a estruturação do NAV-EaD será contemplada de forma inter e multidisciplinar, composta pelos seguintes membros:
ESTRUTURA DO NAV-EaD | |
Integrantes | Área de aderência |
Prof. Dr. Guilherme Martins Teixeira Borges (Coordenador-Geral) |
Ciências Sociais Aplicadas e Educação |
Profa. Dra. Ludimila Stival Cardoso (Membro) |
Ciências Sociais e Humanas |
Prof. Dr. Renato Dering | Letras, Linguística e Artes |
Profa. Dra. Stella Cristina Dias Valdo (Membro) |
Ciências da Saúde |
Dentre as atribuições do NAV-EaD, destacam-se as seguintes atribuições de acompanhamento e validação de trabalhos acadêmicos:
• Qualidade da revisão bibliográfica do trabalho na área pesquisada, considerando-se a literatura clássica a respeito da matéria e o conhecimento, pelo aluno, da produção institucional sobre o tema objeto de estudo;
• Capacidade de articulação interna do texto, destacando-se a exigência de fluência escrita, de consequência da estrutura argumentativa e de problematização crítica do assunto pesquisado;
• Uso criativo e próprio, segundo os objetivos da pesquisa, dos instrumentos metodológicos escolhidos para o levantamento de dados do trabalho;
• Inventividade da interpretação produzida pelo autor, bem como a sua capacidade de percepção dos problemas sociais próprios ao desenvolvimento e ao enfrentamento concreto das questões relativas ao tema escolhido;
• Desenvoltura e domínio do assunto na apresentação oral do trabalho e na discussão com os membros da banca examinadora;
• Adequação do texto às normas técnico-científicas vigentes.