Uni-ANHANGUERA

Embora a ocorrência da raiva animal esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

O município de Goiânia oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses, mantida pelo Centro de Zoonoses.

Na campanha promovida recentemente, 83 estudantes voluntários do Curso de Medicina Veterinária da UNIGOIÁS receberam treinamento ofertado pela equipe técnica do Centro de Zoonoses e foram distribuídos pelas dezenas de postos de vacinação montados na zona metropolitana do município.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o treinamento, os voluntários receberam as seguintes orientações:
  • Auxiliar na vacinação de cães e gatos com idade acima de três (3) meses
  • Atender somente animais que estivessem acompanhados por um adulto, pois seriam contidos por ele;
  • Orientar para a formação das filas, para fêmeas em cio, gatos ou  animais que estivessem causando incômodo ou tumulto;
  • Não entregar vacinas para vacinação domiciliar a qualquer pessoa;
Os estudantes trabalharam de 07:30 às 17:30, sob orientação e supervisão dos coordenadores dos postos de vacinação, onde oportunamente exerceram seu papel de agente transformador dos padrões epidemiológicos em saúde coletiva.
Nossos agradecimentos especiais aos professores Dr Hugo Delleon que promoveu o intercambio ao Centro de Zoonoses e ao Me. Danilo Rezende que participou diretamente da campanha, junto aos nossos estudantes.